quarta-feira, 17 de março de 2010

Assim se deve jejuar


Pelo fato de,em grande parte,as pessoas que jejuaram terem sido bem sucedidas,muitos querem saber como fazer isso corretamente.Porém,em vez de aprenderem isso na Bíblia,recorrem a outros métodos.Ora,nisso está o perigo,pois varios indivíduos inventam os maiores absurdos e os ensinam a outras pessoas.
Em várias passagens bíblicas,observamos pessoas que,em situação desfavorável,jejuaram e conseguiram a vitória-o que faz com que outros decidam também fazer o mesmo.Há,contudo,bastante exagero por causa da falta de informação de como se deve jejuar.Ora,não é a privação de alimentos que leva Deus a atender ao nosso clamor,mas,sim,a fé,sem a qual jamais agradaremos ao Senhor(hebreus 11:6)
Em Mateus 6:16-18,Jesus declara:E,quando jejuardes,não vos mostreis contristados como os hipócritas[...].Porem tu,quando jejuares,unge a cabeça e lava o rosto,para não pareceres aos homens que jejuas,mas sim a teu Pai,que está em oculto,te recompensará(mateus 6:16-18).Examinemos o ensino do Senhor.
QUANDO JEJUAR-Não é necessário que o jejum seja algo constante.Diz a Palavra de Deus:Tudo o que não é de fé é pecado(romanos 14:23b).
CUIDADO COM A HIPOCRISIA-Ninguem precisa saber aquilo que fazemos para o nosso Deus.Portanto,quem conta aos outros que jejua está desejando o aplauso deles,e não a atenção dos céus.Esses não reeberão a resposta do Senhor.
CUIDE DA APARÊCIA-Ao contrário dos hipócritas,o cristão deve cuidar da aparência e não revelar que está em consagração.Seu semblante deve ser o mais normal possível,pois somente o interior precisa estar nesse proposito.
O PAI IRÁ RECOMPENSÁ-LO-O propósito do jejum deve ser a aprovação divina .O Altíssimo vê o coração e,então,concede o que está sendo pedido.Porém lembre-se da advertência bíblica:Tudo que não é de fé é pecado.
Talvez alguém pergunte:"Qual deve ser a duração de um jejum?".Creio que ele pode ser feito por algumas horas,uma vez apenas ou durante um período,mas quem estabelece isso é o Senhor.Além disso,não é o tempo que determinará se esse ato será aceito ou não,mas se foi o Altíssimo quem o inspirou a fazê-lo.
Nas Escrituras,há relatos de jejuns realizados durante os mais variados períodos.Daniel,por exemplo,fez um jejum de manjares desejáveis durante 21 dias(Daniel 1:8-14).Já Ester pediu que os judeus o fizessem por três dias,pois o povo sofria ameaças de ser extinto(Ester 4:16).
As tribos de Israel também recorreram a essa prática quando guerrearam contraa tribo de benjamim por causa de uma atrocidade que alguns habitantes de Gibeá haviam cometido.Como estes decidiram por fazer o mal imperar e estavam sendo vitoriosos,os israelitas,então,dirigiram-se a Betel e fizeram um jejum parcial até a tarde,conseguindo,assim,a direção do Senhor(Juízes 20:26).
Por ordem divina,Moisés subiu ao monte e passou 40 dias com o Pai-provavelmente,todo esse tempo sem alimento algum.Como então ele aguentou?Bem,assim como ocorreu com esse servo,quem estiver na presença divina também será cuidado pelo próprio Deus.
Certa vez,Jesus foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo e,naqueles dias ,nada comeu.Ele jejuou 40 dias e 40 noites,preparando-Se para Seu ministério(mateus 4:1-11).
A bíblia,entretanto,também relata situações em que,por algum motivo o jejum não foi aceito pelo SEnhor.O rei Davi,por exemplo,por saber que Deus é misericordioso,decidiu jejuar e orar pelo filho,o qual estava enfermo,mas não foi atendido(2 Samuel 12:14-23).
Já a perversa Jezabel,conhecedora do poder do jejum,convocou o povo a jejuar em favor dela e seu fraco marido,Acabe,quando este,desejoso da vinha de Nabote,fez-lhe uma oferta,a qual,não foi aceita.Então,Jezabel convocou dois homens malignos para que,diante do povo,testemunhassem contra o inocente Nabote,que foi apedrejado e morto(1 reis 21:7-14).Obviamente,aquele jejum não foi oferecido ao Senhor mais ao diabo.
Segundo os ensinamentos de Cristo,o jejum deve ser praticado quando não estivermos mais sentindo Sua presença conosco.Então,devemos jejuar para quebrar a carne:Ora,os dicipulos de João e os farizeus jejuavam;e foram e disseram-lhe:Por que jejuam os discípulos de João e os dos farizeus,e não jejuam os teus discípulos?E Jesus disse-lhes:Podem,porventura,os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo?Enquanto têm consigo o esposo,não podem jejuar.Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo,e então jejuarão naqueles dias(marcos 2:18-20).(mensagem do missionário R.R.Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário